Cidadania Italiana: um guia rápido
Instituto Cidadania Italiana • 24 de junho de 2024

Reconhecer a cidadania italiana é um sonho para muitos brasileiros que têm descendência italiana, seja pela oportunidade de viver e trabalhar na Europa, pela conexão com suas raízes familiares ou pelos benefícios que a cidadania pode proporcionar. 


No entanto, o processo pode parecer complexo, mas não se preocupe, o Instituto Cidadania Italiana está aqui para te auxiliar a enfrentar qualquer obstáculo. Por isso, vamos esclarecer suas principais dúvidas e fornecer um caminho claro para você, que deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana. 


Desde os requisitos básicos até os passos detalhados do processo. Então, vamos explorar juntos todas as informações que você precisa saber na sua jornada para se reconectar com suas origens.


Quem tem direito à cidadania italiana?


O reconhecimento da cidadania italiana pode se dar de algumas formas, sendo as mais comuns: a cidadania por descendência (jus sanguinis), por casamento e por naturalização. Nossa equipe está aqui para te auxiliar com o reconhecimento de forma jurídica, com escritórios próprios no Brasil e na Itália, facilitando a comunicação e o processo.


Cidadania por descendência (Jus Sanguinis)


Este é o caminho mais comum para brasileiros. A cidadania italiana é passada sem limite de gerações, desde que nenhum antepassado tenha renunciado à cidadania italiana. Para ter direito, é necessário comprovar a linhagem direta com um ancestral italiano, seja pai, mãe, avô, avó, bisavô ou bisavó. 


Para isso, é necessário documentos como: certidões de nascimento, casamento e óbito de todos da linhagem, desde o italiano até os requerentes. Mas não se preocupe, esses documentos podem ser solicitados nos cartórios e, caso você não tenha, nosso correspondente na Itália, solicita a emissão da certidão italiana. 


Para isso, precisamos das informações exatas de: Nome do registrado, nome dos pais, data e local de nascimento. 


Cidadania por Naturalização


Após casar-se com cidadão italiano, o cônjuge estrangeiro tem direito à naturalização italiana. O processo exige que o cônjuge estrangeiro atenda a critérios como apresentação de documentos, período mínimo de convivência conjugal e conhecimento da língua italiana nível B1.


Cidadania por casamento


Nessa modalidade as regras variam de acordo com a data do matrimônio: para casamentos antes do dia 27 de abril de 1983, a cidadania era concedida automaticamente à esposa. Após essa data, tanto homens quanto mulheres podem solicitar a cidadania por meio da naturalização.


Quanto custa para ter o reconhecimento da cidadania italiana?


O custo para o reconhecimento da cidadania italiana pode variar conforme o número de requerentes no processo, quanto maior o número de requerentes menor o valor individual, além disso, o valor tem alteração conforme a necessidade de serviços como, tradução e apostilamento de documentos e busca de certidões na Itália. 


Entre os custos principais, destacam-se a análise de certidões, retificação administrativa, custas processuais, honorários advocatícios, protocolo e acompanhamento do processo na Itália. Mas o processo de reconhecimento da cidadania também inclui custos indiretos, como emissão de certidão, taxa de cartório, tradução e apostilamento.


Tradução e apostilamento


Conforme os documentos informados que são necessários para o reconhecimento da cidadania italiana (certidões de nascimento, casamento e óbito de todos da linhagem, desde o italiano até os requerentes), para os serviços de tradução e apostilamento os custos podem variar, por isso, é necessário entrar em contato com nossa equipe para que possam analisar o valor individualmente.


Vantagens do reconhecimento da cidadania italiana.


Reconhecer a cidadania italiana tem diversas vantagens, tanto práticas quanto pela aproximação com a cultura familiar. Vamos juntos entender algumas dessas vantagens:


Direito de residir e trabalhar na União Europeia


Com a cidadania italiana, você ganha o direito de viver e trabalhar em qualquer um dos 27 países membros da União Europeia sem a necessidade de visto, além de diversas oportunidades profissionais.


Acesso aos serviços de saúde e educação


Ao reconhecer sua cidadania, você se torna um cidadão italiano e tem acesso ao sistema de saúde italiano, que é considerado de alta qualidade. Além disso, você e seus filhos poderão estudar nas universidades italianas e europeias, em que muitas são renomadas mundialmente, com diversos prêmios.


Facilidades de realizar viagens


Com o passaporte italiano, você pode viajar sem visto para muitos países ao redor do mundo, isso inclui não apenas os países da União Europeia, mas também os Estados Unidos, Canadá, Japão e muitos outros. Além de ter em suas mãos o passaporte mais valioso do mundo, com acesso a 194 destinos. 


Reconexão com suas raízes familiares


Para muitos, reconhecer a cidadania italiana é uma maneira de se reconectar com suas origens e herança cultural, e de fato estão corretos. É uma oportunidade de redescobrir a história da família e fortalecer a identidade cultural, provando comidas de locais onde seus ancestrais frequentavam, ir a parques históricos e se enriquecer de conhecimento cultural, que não falta na Itália.


Benefícios econômicos


Além dessas possíveis vantagens fiscais, ter a cidadania italiana pode facilitar negócios e investimentos na Europa, já imaginou iniciar uma empresa europeia? Essa possibilidade é possível, viver em um país com uma economia estável também pode ser um grande atrativo e incentivador para iniciar projetos que ficam apenas no papel.


Passo a passo para conseguir o reconhecimento da cidadania italiana


O processo para o reconhecimento da sua cidadania italiana pode parecer ser complicado ou demorado, mas não se iluda, nossa equipe está disponível para desmentir essa ideia sobre cidadania italiana, tornando seu processo mais ágil e seguro. Seguindo todas as informações que são passadas em nossos atendimentos personalizados é possível ter um processo mais confortável e sem complicações. 


Para isso, é necessário confirmar que você tem descendência italiana e reunir todas as informações e documentos sobre seu ascendente italiano. Isso inclui nome completo, data de nascimento, casamento, óbito (se for o caso), local onde viveu e nasceu. 

Após confirmar a linhagem, o próximo passo é reunir todos os documentos necessários, tanto do ascendente italiano quanto dos descendentes, até você. Isso inclui:


  • Certidão de nascimento
  • Certidão de casamento
  • Certidão de óbito (se aplicável)


Caso não tenha esses documentos, não se preocupe, podemos prosseguir com a busca de documentos na Itália através da nossa equipe. Serão necessárias algumas informações como: Nome do registrado, nome dos pais, data e local de nascimento. 


Se mesmo assim você não tiver nenhum desses documentos, mas tiver direito ao reconhecimento da sua cidadania italiana, é necessário realizar a busca desses documentos e informações com os cartórios ou familiares.


Tradução de documentos e apostilamento


Conseguindo todos os documentos e enviando à nossa equipe, verificamos se está tudo correto e montamos sua árvore genealógica com base no que nos foi passado. Então, os documentos serão traduzidos para o italiano por um tradutor juramentado, e apostilado no Brasil. 


Isso é feito através do sistema de Apostila de Haia, que autentica os documentos para serem reconhecidos internacionalmente. O processo pode ser agilizado com a entrega dos documentos, informações e árvore genealógica. Certifique-se de ter todos os documentos organizados e prontos para apresentação.


Espera pela aprovação


Com a entrega dos documentos, estes serão encaminhados para elaboração e protocolo do pedido de reconhecimento perante a justiça italiana. Após, há um período de espera, e essa é a parte mais aguardada por todos, sabendo disso, nossa equipe estará em contato para informar as atualizações do processo. 

Esse período pode variar, mas geralmente leva uma média de dois anos, isso depende de diversos fatores.


Quando finalizado, o Instituto Cidadania Italiana entra em contato passando a notícia tão esperada e você será oficialmente um cidadão italiano. Com a cidadania reconhecida, agora é necessário aguardar os trâmites burocráticos e o cadastro dos requerentes junto ao consulado de sua região.


Como o Instituto Cidadania Italiana pode ajudar brasileiros no reconhecimento da cidadania italiana


Somos uma empresa dedicada a ajudar brasileiros a obter o reconhecimento da cidadania italiana, sabemos o quanto esse sonho é especial para você, por isso, temos uma equipe de especialistas que vai te auxiliar nesse processo com documentação e informações. 

O Instituto oferece serviços para facilitar toda sua jornada até o seu sonho ser realizado. Oferecemos consultoria personalizada para entender a sua situação e de sua família, fornecemos orientação sobre o melhor caminho para o reconhecimento da cidadania.


Por termos escritórios próprios tanto no Brasil como na Itália, o atendimento se torna mais ágil e prático, deixando seu processo menos lento. 


Além disso, nossos serviços incluem a solicitação de certidões pelo nosso correspondente na Itália, que solicita a emissão da certidão italiana nos cartórios, lembrando que são necessárias informações para essa solicitação e que essa situação só ocorre caso não tenha os documentos do italiano. 


O Instituto acompanha todo o processo, desde a preparação inicial até a finalização da sua cidadania italiana, sempre te informando do que estão fazendo ou aguardando, resolvendo qualquer problema que possa surgir, mas não se preocupe, trabalhamos para que isso não ocorra.


Pós-Reconhecimento


Caso você já possua o reconhecimento da sua cidadania italiana, o Instituto também oferece o serviço de atualização do seu AIRE (Registro de italianos residentes no exterior), para isso é necessário consultar valores e etapas com nossos especialistas. Além disso, esclarecemos dúvidas e suporte contínuo, para quaisquer necessidades relacionadas à cidadania italiana que estejam ao nosso alcance.


Conclusão


Obter o reconhecimento da cidadania italiana pode parecer complicado, difícil ou cansativo, mas com a informação e o suporte adequados, que oferecemos, é uma meta alcançável, um sonho que pode ser realizado. 


Esperamos que com as informações que passamos as principais dúvidas possam ser esclarecidas, de qualquer forma, estamos à disposição para te atender. Desde os requisitos iniciais até o passo a passo detalhado. 


O Instituto Cidadania Italiana está aqui para ajudar, oferecendo nossos serviços e nosso apoio em cada etapa da jornada, tornando seus objetivos concluídos, te aproximando cada vez mais das suas tradições. Se você tem ascendência italiana e deseja explorar as oportunidades e benefícios que a cidadania italiana pode trazer, não hesite em dar os primeiros passos. Boa sorte na sua jornada rumo à cidadania italiana!


AUTORIA

✓ Conteúdo criado por humano

Renata Bueno é advogada e política. Foi deputada do Parlamento da República Italiana, tornando-se a 1ª brasileira eleita deputada na Itália. Formou-se em Direito pela Universidade Tuiuti (UTP), além de cursar a pós-graduação lato-sensu na Universidade de Pádua, mestrado e doutorado em Direito Público Internacional na Universidade de Roma. Além de advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Portugal e Itália, também, dedica-se ao empreendedorismo como Presidente do Instituto Cidadania Italiana e do Mozzarellart - Produção Artezanal Italiana.

Últimas matérias

Por Gustavo Messaggi 21 de abril de 2025
Renata Bueno, presidente do Instituto Cidadania Italiana fala sobre a perda perda imensurável do Papa Francisco e presta sua homenagem.
Por Renata Bueno 14 de abril de 2025
Nós do Instituto da Cidadania Italiana, reiteramos nosso compromisso com todos os nossos clientes e informamos que aqueles que deram entrada em seus processos até o dia 28 de março de 2025 estão plenamente assegurados, conforme previsto no Decreto-Legge nº 36/2025, emitido pelo Governo Italiano. Nosso departamento jurídico já preparou todos os recursos necessários para garantir os direitos dos descendentes italainos no exterior, destacando que diversos princípios fundamentais foram violados por esse Decreto-lei, entre eles: Princípio da legalidade – que exige que restrições a direitos fundamentais sejam definidas por lei em sentido estrito, ou seja, aprovadas pelo Parlamento; Irretroatividade – segundo o qual uma norma jurídica não pode atingir situações anteriores à sua vigência; e a segurança pública que assegura estabilidade e previsibilidade ao cidadão. Vale destacar que as restrições impostas pelo Decreto-Lei não decorreram de um processo legislativo ordinário, mas sim de uma medida provisória do Poder Executivo, que deve ser reservada a casos de urgência e necessidade, e jamais utilizada para limitar um direito fundamental como o reconhecimento da cidadania italiana iure sanguinis. O Instituto está acompanhando de perto o trâmite do Decreto-Lei no Parlamento Italiano. Estamos certos de que o texto, aprovado inicialmente pelo Conselho de Ministros, sofrerá alterações importantes ao ser discutido pelos parlamentares, e orientaremos todos os descendentes italianos assim que houver definições oficiais. Seguimos atuando com total transparência, compromisso e responsabilidade. A cidadania italiana é um direito, e nosso dever é defendê-lo com firmeza. Instituto da Cidadania Italiana Segurança, conhecimento e experiência em cada passo da sua jornada.
1 de abril de 2025
A presidente do Instituto Cidadania Italiana, advogada e ex-parlamentar italiana, Renata Bueno atualiza as últimas informações sobre o decreto publicado em 28 de março pelo Conselho de Ministros do Governo Italiano, que impõe restrições ao reconhecimento da cidadania italiana via jus sanguinis. De acordo com a nova medida, apenas descendentes com pelo menos um dos pais ou avós nascidos na Itália serão considerados cidadãos italianos desde o nascimento. O decreto ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Italiano e tem um prazo de 60 dias para regulamentação. O projeto de lei também busca sistematizar intervenções urgentes e introduzir alterações substanciais nas regras de transmissão da cidadania. A proposta visa equilibrar a necessidade de manter os laços com a Itália e incentivar a imigração de retorno dos descendentes de emigrantes italianos, ancorando a aquisição da cidadania em vínculos efetivos com a República Italiana e seu território. Entre as novas regras, está a exigência de que a certidão de nascimento dos descendentes de cidadãos italianos nascidos no exterior seja registrada antes dos 25 anos. Caso contrário, a cidadania não poderá ser solicitada, sob a presunção de "ausência de vínculo efetivo com a Itália". Além disso, filhos menores de pais italianos residentes no exterior somente adquirirão a cidadania se nascerem na Itália ou residirem no país por pelo menos dois anos. Diante desse cenário, Renata Bueno tem atuado ativamente para fortalecer os direitos da comunidade de italianos e descendentes no exterior, especialmente na América Latina. Com experiência no Parlamento Italiano, ela conhece os trâmites legislativos e está empenhada em evitar que o decreto seja ratificado sem as devidas revisões. "Essa mudança é arbitrária e fere princípios e direitos institucionais", afirma Renata Bueno. Ela também destaca que a falta de representação dos italianos no exterior no Parlamento Italiano agrava ainda mais a situação. Renata ressalta que as novas limitações não se aplicam a quem já teve sua cidadania reconhecida por um tribunal, um município ou um consulado. No entanto, uma nova exigência imposta pelo decreto obriga esses cidadãos a comprovarem vínculos efetivos com a Itália por pelo menos 25 anos, seja por meio do voto, da renovação do passaporte ou da residência no país por determinado período. "Isso é inaceitável. Um direito adquirido por lei não pode exigir comprovação", critica a presidente. Apesar das incertezas, Renata Bueno acredita que o Parlamento Italiano possa ratificar o decreto com modificações mais favoráveis aos descendentes italianos no exterior. "É isso que esperamos e pelo que tenho trabalhado junto aos parlamentares italianos", conclui.

Fale com um de nossos especialistas  e saiba como conquistar a sua Cidadania Italiana?