5 dicas para evitar fraudes em processos de reconhecimento da cidadania italiana
Instituto Cidadania Italiana • 19 de novembro de 2020
Casos de falsas cidadanias vêm se tornando cada vez mais comuns, mas podem ser evitados se houver atenção na hora de escolher uma consultoria especializada. 


No mês de outubro, interceptações telefônicas da Polícia de Vercelli, na Itália, desmantelaram mais um esquema de fraude em processos de reconhecimento de cidadania italiana: liberações de falsas cidadanias a favor de cidadãos brasileiros. Mais de 70 pessoas foram denunciadas por falsidade ideológica em ato público.

Esquemas de fraude como esse vêm se tornado cada mais corriqueiras em diversas localidades do território italiano. Na maior parte dos casos, as agências prometem em poucos dias a obtenção de cidadania e passaporte. “O tempo necessário para o processo de reconhecimento da cidadania italiana presencial é de pelo menos três meses”, explica Renata Bueno, ex-deputada do Parlamento da República Italiana e Presidente do Instituto Cidadania Italiana.

Neste artigo são apresentados 5 dicas para a hora de escolher uma consultoria de cidadania italiana

Devido à falta de informação sobre como funciona a solicitação do processo ou, até mesmo, falta de tempo para permanecer no exterior por muitos meses, diversos brasileiros são ludibriados com a falsa ideia de um processo rápido e/ou sem a necessidade de viagem até a Itália. Para te ajudar a não cair em golpes de assessorias não idôneas, Renata Bueno, nossa presidente e responsável pelo Instituto de Cidadania Italiana, e Alessandro Nulli, Presidente da Associação dos Profissionais da Cidadania na Itália (A.PRO.CI), prepararam 5 dicas para a hora de escolher uma consultoria de cidadania italiana. Confira:


1 – Verifique se a empresa é registrada.

O primeiro ponto a ser verificado é se a empresa está devidamente registrada no Brasil e se possui vínculo com alguma instituição italiana, como por exemplo a Câmara de Comércio Italiana (Italocam). Empresas que possuem CNPJ são reconhecidas pelos órgãos e tendem a ser mais sérias e confiáveis.


2 – Atente-se à forma de comunicação da empresa.

A empresa fez reuniões presenciais com você? Atende ligações? Ou se comunica apenas por mensagens e e-mail? Conhecer o assessor pessoalmente passa mais segurança e credibilidade.


3 – Analise as promessas feitas pela consultoria.

Aqui no Brasil, as pessoas estão acostumadas em dar “um jeitinho” para escapar da burocracia. Mas na Itália isso é diferente. Se a assessoria promete uma permanência de apenas 10 ou 15 dias em solo italiano, isso significa que não estão fazendo o serviço de forma legal. O certo é que o requerente permaneça na Itália até o final do processo.


4 – Assegure-se de que terá acesso a todos os documentos.

Muitas pessoas buscam assessorias apenas para realizar a busca de documentos que viabilizem o reconhecimento da cidadania italiana, preferindo finalizar o processo por conta própria. Se a empresa em questão se recusa a disponibilizar a pasta de documentos sem que seja fechado um novo contrato para o processo de cidadania, é melhor fugir.


5 – Questione sobre o contrato de permanência na Itália.

Consultorias idôneas costumam ter apartamentos próprios para hospedagem ou, então, fazem contratos de aluguel no nome do cliente. Se o apartamento que a pessoa vai ficar hospedado é “de um amigo” do assessor, é bom desconfiar.

Restou alguma dúvida? Entre em contato com a equipe do Instituto de Cidadania Italiana para esclarecer.


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A mudança elimina as diferenças de tempo e tratamento entre consulados, um problema histórico que fazia com que alguns processos demorassem mais de uma década em determinadas jurisdições. Durante o período de transição, entre 2026 e 2027 , os consulados ainda poderão receber pedidos — mas em volume limitado: apenas o mesmo número de processos concluídos no ano anterior , respeitando um mínimo de 100 por sede. Além disso, a nova legislação define: Prazo de análise de até 36 meses (antes eram 24). Apenas documentos originais serão aceitos. Comunicações por e-mail , mesmo sem assinatura digital. Possibilidade de empresas terceirizadas cuidarem da digitalização e arquivamento, com custos repassados ao requerente. O governo italiano defende que essa centralização garantirá transparência, rastreabilidade e padronização — três pontos frequentemente criticados pelos cidadãos que enfrentam filas e burocracia excessiva nos consulados. 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